O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício concedido aos trabalhadores que são demitidos sem justa causa, contato que tenha uma conta relacionada ao contrato de trabalho. O valor presente no FGTS é derivado de depósitos mensais no valor de 8%. Então, quer saber como realizar a consulta saldo FGTS 2025? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo
Consulta Saldo FGTS 2025
O FGTS é um direito do trabalhador que exerce atividade remunerada com carteira assinada e só pode ser sacada em condições específicas, como aposentadoria e também compra da casa própria. Quando o valor na conta do FGTS não é retirado, fica acomodado na Caixa Econômica Federal e utilizado em programas de habitação do Governo Federal, como Minha Casa Minha Vida.
Antigamente, a consulta ao saldo FGTS só podia ser solicitada indo até uma agência da Caixa Econômica Federal. No entanto, com a informatização, passou a ser oferecida pela internet e também por meio de aplicativos para smartphones.
Os aplicativos permitem que o trabalhador acompanhe a conta do FGTS com mais fácil e praticidade. O aplicativo chamado FGTS Trabalhador permite a atualização do endereço, acompanhar depósitos na conta FGTS e localização dos pontos de atendimentos mais próximos. O aplicativo está disponível nas lojas: Windows Store, Google Play e App Store.
- Veja ainda sobre o Extrato FGTS 2025.
Quem tem direito ao Fundo de Garantia
Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores é quem tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A legislação brasileira estabelece que todos os trabalhadores registrados de acordo com Consolidação Das Leis Trabalhistas (CLT) que firmaram contrato de trabalho a partir de 05 de outubro de 1988 possui direito ao recebimento do benefício. Além desse grupo, também pode solicitar o fundo as seguintes classes:
- Empregado doméstico;
- Trabalhadores avulsos;
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores intermitentes;
- Atletas profissionais, como jogadores de vôlei, futebol, etc;
- Safreiros;
- Diretor não-empregado.
Como Consultar FGTS pelo CPF
A consulta ao FGTS pelo CPF pode ser feita no conforto de sua residência, pelo site da Caixa Econômica Federal. O procedimento de consulta é resumido em passos simples e fáceis, são eles:
- Primeiramente, acesse o site da Caixa Econômica Federal pelo seguinte endereço eletrônico: acessoseguro.sso.caixa.gov.br/.
- Na página, preencha os seguintes dados:
- CPF, NIS ou E-mail
- Senha
- Ao término do preenchimento, clique em ‘Não sou um robô’ e, posteriormente, em ‘Acessar’. Caso todos os dados estejam corretos, o beneficiário será redirecionado para página de consulta ao FGTS pelo CPF.
Certidão FGTS
O Certificado de Regularidade do FGTS, também conhecido pela sigla CRF, é um documento que comprova a regularidade das empresas perante a Previdência Social. Além disso, ele também comprova que não possui nenhuma ocorrência de ordem administrativa que impeça ou prejudique a aproximação dos funcionários às suas contas onde os depósitos do FGTS são realizados.
- Acesse a plataforma de ‘Consulta Regularidade do Empregador’ do site da Caixa pelo seguinte endereço: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf.
- Na página, selecione o tipo de inscrição (CNPJ ou CEI) e preencha o número de inscrição da empresa.
- Ao término, transcreva o número que está sendo exibido na imagem e clique em “Consultar”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.