PIS COFINS 2025

por

em

PIS COFINS 2025 – Ao ficar desempregado o trabalhador brasileiro não fica totalmente desassistido pelo Governo. Muito pelo contrário, o Brasil está entre os países que mais fornecem benefício ao seu trabalhador com o objetivo de garantir o pagamento das contas por um curto período enquanto o trabalhador não é empregado novamente. Prova disto são os diversos benefícios que estão à disposição: abono salarial, seguro desemprego e PIS PASEP. Sendo este último um dos mais requisitado pela classe trabalhadora. Quer saber um pouco mais sobre PIS COFINS 2025? Leia o artigo abaixo.

O PIS e COFINS são dois benefícios totalmente distintos, mas que possuem algumas semelhanças em seus regimes. Para ter acesso a estes dois, o trabalhador deve estar atento sobre as diretrizes. Os dois possuem o intuito de transferência de rendas.

PIS COFINS 2025
PIS COFINS 2025

PIS 2025

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, possui o objetivo de estimular a participação do empregado na vida ativa do funcionalismo da empresa, assim como seu desenvolvimento. A partir do ano de 1988, o PIS tornou-se essencial para o financiamento de outros benefícios como, por exemplo, o seguro-desemprego e também o abono salarial Caixa. Estes dois benefícios são assegurados para trabalhadores que recebem o valor de dois salários mínimos mensalmente.

O valor do PIS em 2025 é referente ao valor de um salário mínimo. Portanto, corresponde a cerca de R$ 1.000,00. Ele é administrado pelo Ministério do Trabalhado e pago pela Caixa Econômica Federal. Sendo que pode ser recebido em agência da Caixa e também lotéricas conveniadas.

PIS 2025 - Abono Salarial Caixa e calendário PIS 2025
PIS 2025 – Abono Salarial Caixa e calendário PIS 2025

Os modelos para pagamento e recolhimento do PIS 2025 se restringem a duas formas: acumulativas e não acumulativas. A alíquota de pagamento varia conforme o enquadramento da empresa.


COFINS 2025

O COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social é uma contribuição que possui o intuito de financiar o pagamento de contribuições de longo prazo. Estas contribuições são a saúde, assistência social aos trabalhadores e também a previdência social. Portanto, as porcentagens das alíquotas são maiores que as relativas aos PIS.

Também como o PIS, o COFINS é calculado de acordo com faturamento da empresa, sendo que a mesma pode se creditar sobre despesas e compras. A contribuição do COFINS é de caráter obrigatório sobre todas as empresas que atuam no mercado brasileiro. O cálculo dessa tributação usa como base uma alíquota de 7% sobre o lucro total e 3% sobre outros lucros.


PIS Não Acumulativo

Esta modalidade é indicada para pessoas de caráter jurídicas de direito privado sendo equiparadas pelas diretrizes do Imposto de renda, tributada pelo Imposto de Renda de Pessoa Jurídica de acordo no lucro real do trabalhador. Simplificando, o PIS não acumulativo serve como apuração de contribuição onde a própria empresa se debita.

PIS COFINS 2025 Acumulativo

Neste caso, as empresas que se encaixam no Simples Nacional na categoria de microempresa ou empresa de pequeno porte não se sujeitam ao pagamento em separado. Isto porque o PIS já está adicionado no pagamento mensal de impostos.


Unificação do PIS COFINS 2025

Em 2016 o PIS e COFINS foram unificados, com a intensão de aumentar a tributação de serviços. Atualmente a grande parte das empresas utilizam o PIS COFINS acumulativo, na qual a alíquota é de 3,65% sobre a Receita Federal.

A unificação do PIS COFINS 2025 torna tudo mais simples, pois as empresas conseguem realizar a apuração e o pagamento desses tributo de forma simples.


Está com alguma dúvida sobre PIS COFINS 2025? Comente abaixo para que possamos solucioná-las.

5/5 – (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário